Alfabeto Katakana

katakana (片仮名, katakana - lê-se "katakaná") é um dos silabários empregados na escrita japonesa junto com o hiragana. Sua invenção é atribuída ao monge "Kukai o Kobo Daishi". Também se pode empregar katakana para referir-se a qualquer caractere do hiragana. Dos alfabetos japoneses, este é o mais antigo e foi desenvolvido para simplificar os kanjis de origem chinesa que chegaram antes do começo da isolação cultural japonesa, que se manteve inflexível até o fim da Era Edo.
Estes caracteres, ao contrário dos kanji, não têm nenhum valor conceitual, senão unicamente fonético usado para representar onomatopeias, nomes científicos de plantas, animais e minerais, palavras e nomes estrangeiros, além de enfatizar certas expressões em textos. Graficamente apresentam uma forma angular e geométrica.

Alguns Katakana do quadro são obsoletos e caíram em desuso, mas ainda podem ser vistos em textos antigos. São eles: Wi, We, Wo.

As normas aplicadas ao Hiragana também são aplicadas ao Katakana. Assim, algumas uniões silábicas são feitas para criar novos fonemas. São elas:


キャ kyaキュ kyuキョ kyo
シャ shaシュ shuショ sho
チャ chaチュ chuチョ cho
ニャ nyaニュ nyuニョ nyo
ヒャ hyaヒュ hyuヒョ hyo
ミャ myaミュ myuミョ myo
リャ ryaリュ ryuリョ ryo


E também como no Hiragana, a letra "ツ tsu" também é usada como forma de acentuação gráfica, sendo que, ao colocada de maneira pequena entre dois hiragana, ela dobra o som da sílaba seguinte. Essa forma é chamada Sokuon. Segue a lista de exemplos:


ッカ kkaッキ kkiック kkuッケ kkeッコ kko
ッサ ssaッシ sshiッス ssuッセ sseッソ sso
ッタ ttaッチ tchi (cchi)ッツ ttsuッテ tteット tto


E, também, como na aula anterior, o ten-ten e o maru (ou dakuten e handakuten) também funcionam da mesma maneira no katakana.

ガ gaギ giグ guゲ geゴ go
ザ zaジ jiズ zuゼ zeゾ zo
ダ daヂ ji ヅ dzuデ deド do
バ baビ biブ buベ beボ bo
パ paピ piプ puペ peポ po

ギャ gyaギュ gyuギョ gyo
ジャ jaジュ juジョ jo
ヂャ jaヂュ juヂョ jo
ビャ byaビュ byuビョ byo
ピャ pyaピュ pyuピョ pyo

ッパ ppaッピ ppiップ ppuッぺ ppeッポ ppo

Abaixo as aulas de Katakana.




0 comentários:

Postar um comentário