Formação de Frases

Olá pessoal!

Hoje vamos para mais uma aula de japonês!

Minha intenção era fazer uma aula ensinando pronomes, dias da semana, números.. Mas.. Assim fica muito chato, né? E vocês podem aprender isso na prática, enquanto vamos aprendendo outras coisas. 

Decidi fazer a aula de uma forma diferente, dessa maneira fica mais dinâmico e divertido, como é uma abordagem nova, sintam-se à vontade para dizer se não gostaram. Espero que tenham gostado e não tenha ficado confuso, assim, vocês já serão capazes de formar pequenas frases. 

Atenção para algumas coisas que não foram faladas na videoaula:

A gramática da língua japonesa, embora bastante diferente da gramática da língua portuguesa, é relativamente simples e regular (fora algumas exceções), que permite seu aprendizado de forma até bastante rápida. Por este mesmo motivo, falantes nativos do japonês precisam de um esforço suplementar para o aprendizado de línguas estrangeiras. 

Eis abaixo algumas das características da gramática da língua japonesa. A ordem básica das palavras em uma proposição é sujeito-objeto-verbo (SOV). Além disso, em geral, o objeto se põe na ordem tempo-modo-lugar. A estrutura básica de uma frase é tema-rema. O tema é um termo com significado amplo; pode coincidir ou não com o sujeito da frase e compreende outras informações já conhecidas, ou que já não necessitam ser explicadas. O rema é a parte da frase que traz informações novas ao diálogo.


Frases usadas na aula (coloquei espaços para facilitar, mas se lembre que em japonês não é usual haver espaços entre as palavras):

わたし は イザベル です
Watashi wa Izaberu desu = Eu sou Isabel.

Watashi = Eu
Ha = Partícula
Izaberu = Isabel
Desu = Verbo "Ser/Estar".

O hiragana "ha・は" é usado como partícula no meio das frases, é fácil identificá-lo pois ele está relacionado ao tópico que se fala, a ação que se pratica, o assunto geral do que se fala e quando conhecemos sobre o que é falado. Na frase acima "Eu sou Isabel", o sujeito sou eu, quem fala. Logo você conhece o sujeito, portanto a partícula será o "ha・は".


Enquanto partícula este hiragana será lido como "wa" e não como "rrá", que é o usual. 

Uma forma mais simples de dizer a frase "Eu sou Isabel", seria suprimir o pronome pessoal "Eu", assim como no português e dizer apenas "Izaberu Desu" ou "Sou Isabel". Também estaria correto.

こども あるきます
Kodomo ga arukimasu = Criança(s) anda(m).

Kodomo = Criança(s)
Ga = Partícula
Arukimasu = Verbo "Andar".

Note que a frase acima não possui pronome, no momento quis manter mais simples, pois na próxima aula ensinarei alguns pronomes demonstrativos. 

A partícula usada daqui em diante é a partícula "Ga・が".  O hiragana "Ga ・が" é usado da mesma forma que o "ha/wa・は", porém quando desconhecemos de que falamos ou o tópico é genérico como objetos inanimados ou comuns, como "a flor", ou "a cadeira", usamos o "ga" a não ser que eles estejam em seu campo de visão e já sejam parte do assunto previamente. Ele normalmente diz respeito ao sujeito da frase, e não ao tópico. 

(いぬ)が います
Inu ga imasu.
Há um cachorro / Há cachorros.

Inu = Cachorro(s) (representado pelo Kanji em tamanho maior, e sua leitura em hiragana nos parênteses).
Ga = Partícula
Imasu = Verbo "Haver/Existir".


さかな が およぎます
Sakana Ga Oyoguimasu.
Peixe(s) nada(m).

Sakana = Peixe
Ga = Partícula
Oyoguimasu = Verbo "Nadar"

Kanji Aprendido na aula:

- さかな 
Sakana - Peixe

Importante - A questão do plural:

Note que aqui e na videoaula falei que nesse caso específico as frases escolhidas podem ser lidas tanto no plural quanto no singular. É porque no japonês na maioria dos casos, não há distinção entre plural e singular, entretanto existem algumas regras gramaticais sobre plural (como levar pronomes para o plural por exemplo) que serão aprendidas em outras aulas e não influem nesta aula e nem no seu aprendizado. ;)


Abaixo a videoaula. Espero que gostem.



Um comentário: